Duas Primaveras

Você já pensou que, enquanto o sol brilha aqui, no outro lado do mundo já é noite? Já viajou e chegou na mesma hora que você saiu? Pois é. Tudo é uma questão de referencial. E de cultura! E quando se "viaja", pode-se mudar tudo; variar de parâmetros, personagens, sem compromissos!!! Eu vivi, feliz, duas primaveras... No Brasil e na Europa... Aqui vão estas e muitas outras. E que seja assim sempre: várias primaveras de mim mesma!!!

25.5.07

Tasmania 1

Sem sentir, chegou o esperado dia da viagem para Tasmania. Por coincidência, foi no mesmo final de semana do Mardi Gras, em Nimbin, e do Seafood Festival, em Brissie. Uma pena, gostaria de ter ido de novo, mas não se pode ter tudo na vida…

Levando praticamente todas as roupas de frio que eu tenho aqui em Brisbane, fui eu para o aeroporto com minha velha - e boa companheira- mochila de viagens. Entrei no avião e tentei dormir inutilmente, estava ansiosa.

Depois de quase três horas de viagem, não sei o porquê, mas comecei a achar que iria ter de viajar mais uma hora, porque talvez a Tasmania tivesse diferença de horário de verão; felizmente não. Logo vi escrito "Welcome to Hobart".

Quando eu saí do avião, tive a sensação de estar em Sampa…. Estava de camiseta e casaco e senti o vento forte "cortando" meu corpo… Caminhei até o aeroporto e - que estranho- logo vi a esteira onde as malas chegam e C me esperando...

Realmente um lugar estranho, meio tradicional, antigo, muuuito interessante. Fomos caminhando até o carro que um amigo de C tinha emprestado, enquanto eu ouvia as histórias empolgantes e impressões de C sobre Tassie.

Já comecei a rir quando eu vi o carro, uma old pick up azul, cuja porta do carona não abria e cujo vidro do motorista tinha decidido não fechar mais naquele dia…. Entrei rindo pelo outro lado e depois nós conseguimos fechar o vidro, ao menos. O frio era uma constante e foi só uma questão de tempo para eu me acostumar.

Nós fomos direto para casa de J, deixamos as malas e depois fomos ao super Mercado e ao Bottle Shop. Com um tempo daquele, nada melhor do que um vinhozinho… O único problema é que nossa amiga não tinha um abridor e C foi bater de porta em porta para pedir um. Não era tarde, era mais ou menos nove e meia da noite, mas quando perguntado se tinha, um cara respondeu ¨not at this time¨… Foi hilário porque sempre vimos o cara, enquanto estávamos lá, ele ficava sem graça…..

A casa de J tinha uma maravilhosa vista de Hobart. Divertido também que J tem uma alimentação especial, então, no way de encontrar coisas como manteiga ou açúcar, hilário… Bom, depois foi explorar Hobart, com todas as lindas praças, monumentos históricos e maravilhas arquitetônicas. Passeamos pelos dois lados do Rio, fomos até Salamanca, visitamos vários second hand books stores, antiquaries e várias charming lojas. Muitos cappuccinos e refeições agradáveis em cafés e patisseries. Fomos também ao Cassino, que tem uma maravilhosa vista da cidade e do rio. Também arriscamos uma caminhada - proibida- pelo rio, numa área que era particular…. E a água, embora fria, estava delicious…..

O porto também é muito bonito, com vários restaurantes; todas as vezes que eu passei por lá, eu me lembrei de Puerto Madero, em Buenos Aires. Fomos em várias igrejas, todas lindas, mas fechadas….Nem quando voltamos para Hobart depois, no fim da viagem, não conseguimos achar uma igreja aberta. O lugar é mesmo espetacular, não tenho palavras…. As flores lindas, cheias de vida, coloridas, o gramado bem verde, diferente mesmo da seca de Brisbane, até eu notei….. E tudo bastante a moda antiga, muito mais tradicional e menos turístico, ao contrário de Brisbane.

Fomos também ao Jardim Botânico, muito bem cuidado, linda paisagem, plantas e jardins maravilhosos, além de uma privilegiada vista de Hobart. Vimos até um navio enorme, cruzando o rio, que tínhamos visto numa outra caminhada num outro dia. Tudo muito, muito charming.