Duas Primaveras

Você já pensou que, enquanto o sol brilha aqui, no outro lado do mundo já é noite? Já viajou e chegou na mesma hora que você saiu? Pois é. Tudo é uma questão de referencial. E de cultura! E quando se "viaja", pode-se mudar tudo; variar de parâmetros, personagens, sem compromissos!!! Eu vivi, feliz, duas primaveras... No Brasil e na Europa... Aqui vão estas e muitas outras. E que seja assim sempre: várias primaveras de mim mesma!!!

19.4.07

O comeco da virada...seja la qual for...

Faz muuuito tempo que naum escrevo aqui, ainda mais on line, como hoje. Desculpem, mas naum estou usando meu micro, entao, nada de acentos...

Parece que faz milenios que minha irma se foi e tanta coisa aconteceu depois disso. Sem me dar conta, ja faz mais de um ano que estou aqui, caminhando para quase treze meses. Para quem nunca pensou que pudesse ficar longe do Rio mais de seis meses, naum digo nem viver em outro pais, mas ficar tanto tempo sem visitar a Terrinha...

Sem querer, minha irma me proporcionou um presente. A vinda dela foi uma alegria e uma especie de balsamo para as saudades do coracao. E o retorno dela, sem querer, tambem deflagrou uma coisa que eu estava desejando ha muito tempo.

Logo que minha irma partiu, foram dias estranhos e terriveis. A casa parecia vazia e mesmo tendo viajado horrores, ate a Fe e o Aaron manifestaram a falta que Doenca estava fazendo. De repente, meu quarto parecia uma mansao...

Naum posso reclamar dos meus amigos. Never. Dos brasileiros, que naum me abandonam, mesmo eu estando ha um ano aqui. E dos aussies - inclusive adotados, que sempre me oferecem um colinho bom.

Nos primeiros dias, apos o retorno de minha irma, eu nem quis sair muito. Sandra ate tinha feito muitos planos, mas acabei nem indo. Planejamos ir a Gold Coast, entre outras coisas que nem fizemos. Fraser, por exemplo, acacamos indo muito tempo depois. Ainda saimos, fomos ao cinema, ao pub, para sentar e botar os papos em dia. Com direito a feirinha em South Bank e tudo.

Mas ai veio meu aniversario, para supostamente alegrar, afinal meus aniversarios sao sempre muito celebrados. E foi muito estranho passar meu aniversario de 29 anos - com retorno em saturno...aprendi...a viver....- longe dos amigos. Naum foi o primeiro aniversario naum celebrado na data com os amigos, mas foi o primeiro tao, tao longe.

Ironias aa parte, nem tive tantas comemoracoes em grupo assim. Cheguei a fazer uma comemoracao, um barbie, em minha casa, com os poucos amigos originais que restaram. Triste constatar que, da galera inicial, poucos restaram. Sem contar que, Royce, por exemplo, esta de mudanca para Cairns apos um longo periodo indo e vindo de Ballina. Kalo e Sione andam mais em Melbourne que naum sei o que. E eh isso. Ate Sandra estava viajando no meu niver, minha querida amiga alema vive viajando, muito a trabalho. Interessante que Sandra naum tem nada em comum com Johan, menos ainda com Silke. Ve que naum da para criar um padrao baseado numa nacionalidade...

Pois entao que, logo depois do meu niver, minha vida passou de festeira, da nite, para uma caseira e comprometida vida. Isso sem notar, sem grandes metamorfoses aparentes. Do tipo de mudanca que te domina sem nem se fazer notar...

Hilario dizer que, alguns meses atras, eu estava certa de voltar ao Brasil no final do ano, deixando minha querida Brisbane por volta de julho para viajar pela Asia. Agora, naum sei se viajo pela Asia, naum sei se deixo Brisbane, embora a saudade do Brasil, familia e amigos seja inegavel...

Ainda hoje falei com meus pais e mana, respondi a reincidente pergunta 'quando voce volta?', com 'eu naum sei'. E minha irma brincou, dizendo que estou indecisa ha um ano... O que ja eh quase um indicio de resposta. Mas eu, francamente, naum sei. Estou tentando viver cada dia e eh louca essa certeza de que ninguem tem mesmo certeza de nada. Quanto a trabalho, relacionamentos, futuro em si... A naum ser aqueles que se escondem sob a pretensa seguranca da "normalidade".

Tenho ainda muito para contar para voces das nites que precederam esse periodo de "agitada calmaria", tenho que contar de minha recente pacata vida, chegando a abandonar Royce no antes tentador Fringe Bar, contar das outras viagens a Gold, o casamento da Deia, Fraser Island - a tao adiada viagem, e algumas outra viagens frustradas, como Nova Zelandia e Fiji. Tomara que eu tenha folego para contar tudo isso...

Sei que algumas das coisas que minha queridissima amiga Sonia me disse estao acontecendo... E eu podia jurar que isso seria impossivel. Mas, agora, creio eu, ou vai ou racha.... Tenho ainda muita bola para cantar aqui, mas adianto que meu deadline para decidir o que eu quero da vida - que parece mais dificil agora do que como operacionalizar isso-, sera minha volta da Tasmania. Vou passar uns dias em Tassie agora no final do mes, que, felizmente, ja esta chegando.

E eh isso, meus amigos. Escrevo para voces uma e quarenta e um de uma ensolarada tarde em Bris Vegas, na qual admiro a vista linda de Brisbane central e dos parques de Toowong e arredores, de frente para uma divina varanda.

Ah, eu amo Brissie, eu amo essa terra, amo o City Cat, o sol de todos os dias, as ruas, as oportunidades e os amigos daqui. Mas, dividida que sou, sinto falta da praia do Recreio, dos chopps com os amigos, das festas e aniversarios. Anos de festas e momentos muito bens vividos no meu lindo Rio de Janeiro. Voila. Volto no tempo, para dezembro, quando essa duvida ja dava seus sinais de tormenta... Mil razoes para voltar. Mil razoes para ficar. E nenhuma razao para decidir. Eh isso. Beijo grande no coracao de vcs dessa lucky lady, sem patria...

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Querida amiga,

Coincidência ou não, aprendi recentemente que as melhores decisões não são as melhores para sempre.
A melhor decisão é a que nos deixa feliz no momento em que decidimos.
E, às vezes, a decisão pode até parecer loucura para quem está vendo de fora. Mas, com certeza, para o seu coração/razão foi a decisão acertada.
Bjs e saudades!
Cath.

10:30 AM  
Anonymous Anonymous said...

É Figura !!!

Por mais incrível que pareça também senti uma coisa meio estranha quando voltei ao Brasil... Sei lá ! Achei q fosse uma síndrome de realidade... Fiquei até doente, lembra ????

Mas agora acredito que era um mix de muitas coisas... Além de saudades suas, tenho certeza que Brisbane tem uma magia que encanta a todos. Apesar do calor infernal, acho que não passei um só dia sem me lembrar das deliciosas e inesquecíveis férias Aussies.

Enfim, vc sabe... Seja lá o que vc decidir fazer, ficar por aí, voltar, ir para outro lugar... Estarei sempre do seu lado.. Mesmo com milhares de Kms de distância. E nada como um avião e 5 dias de viagem para chegar em qq lugar !!!!!!!!!!!!!! rsrsrsrsrs

Beijos,
Doo

11:38 PM  

O q vc me conta?

<< Home