Duas Primaveras

Você já pensou que, enquanto o sol brilha aqui, no outro lado do mundo já é noite? Já viajou e chegou na mesma hora que você saiu? Pois é. Tudo é uma questão de referencial. E de cultura! E quando se "viaja", pode-se mudar tudo; variar de parâmetros, personagens, sem compromissos!!! Eu vivi, feliz, duas primaveras... No Brasil e na Europa... Aqui vão estas e muitas outras. E que seja assim sempre: várias primaveras de mim mesma!!!

5.11.06

Esquecidos na gaveta...

Esta coisa de cultura eh muito engracada mesmo. Tem um monte de detalhezinho que eu vou esquecendo de comentar... Dia desses, eu estava atrasadissima, andando rapido. No sinal, fechado para mim, dei aquela corridinha basica para atravessar logo, mas notei que o carro que vinha estava diminuindo a velocidade, achei que o sinal estava fechando mas depois eu vi que ele estava parando so para eu passar. Lembrei de uma amiga querendo atravessar, no Recreio, achando que os carros iam parar...rs

No mesmo assunto, um dia vi uma mulher com o farol ligado e fiz aquele sinal com a mao, voces devem saber qual. Depois fiquei pensando se o sinal tinha o mesmo significado aqui, perguntei a J e ela disse que aqui isso significa policia na area...rs... Jac disse que, na Franca, significa que voce deve calar a boca porque esta falando demais... Tomem cuidado, portanto, com a linguagem de sinais e corporal em viagens...rs.....

Teve tambem o cara, outro dia, num shopping, que cismou com o meu sorriso, foi hilario. Era uma figura, como meu amigo australiano que so pensa em surfar, esta sempre viajando, correndo atras das melhores ondas, he vida...

Tambem esqueci de contar do dia do jogo da Argentina, na Copa, quando fui ao banheiro, voltei me olhando no espelho, porque toda a parede do pub era espelhada. Quando percebi, estava patinando no chao, "catando cavaco", e quase tomei o maior tombao. So depois vi o sinal de cuidado, chao molhado, com aqueles marcadores amarelos (watch your step....).

Aqui tambem tem alguns lugares que ficam abertos a noite toda para os boemios, como o Hungry Jack's que a galera vai depois da noitada, no Centro. Deliciosos sanduiches, quentinhos, as cinco da matina... Horario, alias, no qual voce pode encontrar galera dormindo nos bancos ou no primeiro city cat. Porque o trasnporte daqui eh pessimo, acaba muuuito cedo. Agora eles estao implementando tipo um night bus, igual em London London.

Para variar, da serie todos me fazem perguntas, um cara veio me pedir informacao sobre o Valley. Eu estava esperando o City Cat e ele veio cheio de perguntas. Disse que era Australiano ( parecia), de Byron Bay, e que tinha acabado de chegar e tinha sido assaltado. Achei muuuito estranho. Nunca ouvi historia de assalto aqui. Anyway, ensinei-o como ir a pe a Valley....

Outra coisa curiosa eh a mania das pessoas deixarem o carro ligado na porta de casa, ou no posto de conveniencia. Simplesmente param o carro, deixam o carro ligado, com a chave na ignicao e vao fazer alguma coisa... No comeco, voce fica meio surpreso, mas isso eh muito comum. Fora o fato das casas nao terem grade na janela e todo mundo ter a mania de sair e deixar a porta destrancada. Acho que meu pai naum se habituaria aqui... Mas nao tem risco mesmo, eh isso...

No caminho inverso, eles sao completamente neuroticos com agua... Chega a ser disgusting o habito de naum dar descarga toda hora ou de encher a pia d'agua e lavar a louca toda na mesma agua suja.... Mas a questao eh que eles tem um problema serissimo de agua aqui, estao no famoso nivel 3... E o problema eh que a agua aqui pode ser bebida saindo da bica, tap water, como eles chamam. Entao o fato de usar agua da bica para lavar carro e regar o jardim eh um desperdicio maior ainda. O problema eh que a galera fica nessa neura, mas precisa ver a quantidade de papel que eles jogam fora... Ninguem deve ter dito a eles que para produzir papel precisa de muuita agua... Enfim...

Ai, teve o dia do livro... Eu comeco a rir sozinha, todo dia, quando vou trabalhar e passo pela livraria. Eu queria comprar um livro para dar de presente para uma amiga e cismei de dar Saramago. Cheguei tarde no Centro e quase todas as lojas estavam fechando. Vi essa livraria e foi um alivio. Entrei e pedi o livro e a mulher nem sabia quem era Saramago. Meio perplexa, eu falei " o autor que ganhou o nobel?!". Ela naum conhecia e eu fui embora achando um absurdo...Meses depois eu passei em frente e me dei conta que era uma livraria reliogiosa, anexo da igreja St Pauls....