Duas Primaveras

Você já pensou que, enquanto o sol brilha aqui, no outro lado do mundo já é noite? Já viajou e chegou na mesma hora que você saiu? Pois é. Tudo é uma questão de referencial. E de cultura! E quando se "viaja", pode-se mudar tudo; variar de parâmetros, personagens, sem compromissos!!! Eu vivi, feliz, duas primaveras... No Brasil e na Europa... Aqui vão estas e muitas outras. E que seja assim sempre: várias primaveras de mim mesma!!!

14.10.06

Riverfire

Um amigo tinha me mandado uma mensagem, na semana anterior, perguntando que eu iria fazer no tal sábado, no riverfire. Eu, alienada, trabalhando que nem cachorra, achei que ele tivesse escrito errado Riverside. Depois eu descobri que não, Riverfire é uma famosa queima de fogos que ocorre, na Story Bridge, em vinte e cinco locais diferentes ao longo da ponte. Fireworks integra o Riverfestival, um festival que ocorre em Brisbane, desde 1998, para celebrar o rio, a vida aqui e, pasmem, para discutir também questões ambientais. Este ano a grande discussão foi sobre água reciclada. Não sei se já comentei aqui, mas Brisbane enfrenta um sério problema de falta d'água, porque raramente chove aqui. Temos o chamado nível 3 de restrições, onde as pessoas tem de diminuir o tempo de banho, não podem lavar carro, nem fazer a farra com a mangueira, molhando o jardim. Curioso que, na semana do Riverfestival, o rio Brisbane tinha atingido níveis excelentes porque havia chovido durante 3 dias....

Durante o Riverfestival, ocorrem várias atrações em diferentes pontos da cidade. Exposições, festivais gastronômicos, além de palestras ambientais. A idéia é super legal. Achei engraçado o nome de "rio" no evento, que aliás é uma mania aqui para denominar várias coisas. Eu adoro...rs.....

Bom, tendo descoberto o que era o riverfire, foi um problema.... Porque eu, primeiro, tinha combinado de viajar. Depois, quando a viagem furou, eu tinha oferecido minha casa para comemoração do aniversário de meu colega espanhol M. E, portanto, haveria uma "cabeçada" na minha casa. Por fim, consegui contornar a situação, coloquei a festa para mais tarde e fui assistir ao Riverfire em New Farm.

Fomos eu, Si, Jac, Sandrita - a venezuelana que agora está aqui, história de amor de cinema....-, R e A. Nós nos encontramos em frente à casa da Si e fomos caminhando. Nesse dia, o City Cat estava uma loucura, nunca vi tanta gente junta. O rio Brisbane estava cheio de veleiros, muito legal. Quando cheguei na estação Sydney Street, fiquei esperando minha amiga A e um cara puxou conversa comigo. Perguntou o que estava acontecendo de anormal na cidade... Enquanto conversávamos, aviões de caça faziam show entre os prédios da cidade, um barato.

Para juntar todo mundo nesse dia, foi um caos. Eu nunca tinha visto a cidade comme ça.... Tinha uma verdadeira multidão no local onde assistimos, que tinha uma vista privilegiada da Story Bridge. Não adianta, essa ponte está sempre na minha vida...rs.... É um espetáculo mesmo, quando começa e quando termina, os tais aviões de caça passam como um turbilhão de fogo. Depois, começam a explodir vários fogos ao longo da ponte, incluindo uma cascata de fogos. Muito legal mesmo. Assistimos a tudo bebendo cerveja e falando besteira. Beautiful, beatiful, Si não se cansava de repetir. Mais um momento especial que compartilhamos; eu, Jac e A comentamos.

Dali, íamos para minha casa para o tal churrasco, a tal festa. Si enrolou, enrolou, não queria ir porque tinha que ir ver o pai no outro dia de manhã, que era dia dos pais na Austrália, bem depois do dia dos pais no Brasil, muito estranho..... Acabou decidindo pegar o carro e ir com a gente. O problema é que esquecemos que a Story Bridge estava fechada e tínhamos que achar um caminho alternativo ( nunca tinha pensado nisso, como chegar a cidade sem a Story Bridge, é como a ponte Rio-Niterói).... Os meninos tinham ido comprar bebida de táxi e nós ainda fomos a Petro Station. Resultado que eles chegaram primeiro que a gente na minha casa... K me ligou dizendo que meus amigos já haviam chegado.... Até em Brisbane eu chego atrasada para os meus próprios churrascos....rs...... Viu, Mellão....

Si voltou para buscar outra amiga australiana. Depois chegou Moon, amiga da universidade, com uma cabeçada de orientais, eu mal conseguia distinguir entre eles ( apesar de que agora começo a saber quem é da China, quem é da Corea ou Japão). Os espanhóis J and M. Cathá e mais uma cabeçada também. Até Ry apareceu, vindo de um campeonato de dança, onde ele tinha ganho o terceiro lugar, estava feliz da vida....

De todas as festas na minha casa, esta foi uma das mais estranhas, embora tenha sido boa e divertida. J fez a festa com os cds de K, com direito a ouvir músicas em português também. Tinha vinho, cerveja, vodka. A geladeira ficou lotadíssima. A caixa de bebida que eu havia ganho no Ekka se foi... Com direito a Ry tentando ensinar salsa a uma coreana, bem no meio da minha sala. Com direito a ataque de piti da nova sharemate. E, no final da noite, Ry comendo que nem um condenado fast food de um take away próximo a minha casa. What a strange nite.....

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Não sei pq, mas quando li "Cathá e mais uma cabeçada também." demorei a entender que não era comigo...rsrsrs
Bjs.

9:33 AM  

O q vc me conta?

<< Home