Duas Primaveras

Você já pensou que, enquanto o sol brilha aqui, no outro lado do mundo já é noite? Já viajou e chegou na mesma hora que você saiu? Pois é. Tudo é uma questão de referencial. E de cultura! E quando se "viaja", pode-se mudar tudo; variar de parâmetros, personagens, sem compromissos!!! Eu vivi, feliz, duas primaveras... No Brasil e na Europa... Aqui vão estas e muitas outras. E que seja assim sempre: várias primaveras de mim mesma!!!

18.10.06

E assim eu vou matando a saudade

Uma carioca, apaixonada pelo Rio, só poderia ir morar num local famoso pelo sol, que se auto-denomina Sunshine State. Isso está escrito em todas as placas dos carros daqui, acho um barato! Quando eu vejo o sol brilhando, de manhã cedo, refletido no Rio Brisbane, eu me sinto tão feliz. Ou aquele maravilhoso sunset, uma mancha vermelha no céu, como uma bonita saudade do meu querido Rio de Janeiro. Lembro de Sheiloca me zoando, porque escrevi Rio, assim, maiúsculo, aqui…

Dia desses, estava indo pegar o City Cat e cruzei o Mowbray Park. Há um caminho, mais rápido, por dentro do parque. Vi um cachorro, lindo, agitadíssimo, excitado. Quando olhei de novo, o cachorro estava correndo, animadamente, em direção a uma menina. Ele se jogou aos pés dela e ficou fazendo uma festa. Daquela simplicidade nos animais que eu amo. Definitivamente mais uma cena memorável.

Aqui, também é possível estar sentada na minha varanda, fumando, e vendo os pássaros pousando no corrimão da sacada. Um mais lindo que o outro. Fabito me perguntou sobre os pássaros daqui. Sim, Fabito, é possível ver diferentes pássaros, cantando, de peito azul, cabeça amarela, bico comprido etc. Todos lindos.

Volta e meia você esbarra com um gambá, que não fede. E na série o mundo animal… O que são os gatos daqui? Eles são grandes, gordos, parecem selvagens. Ulisses e Vania iriam adorar. Vocês, meus amigos biólogos, iriam ficar loucos por aqui.

A saudade é muita. Vivo sonhando que estou no Arco do Teles , bebendo com os amigos. Ou no Planalto. Devassa. E o engraçado é que sempre sonho e converso com vocês como se eu estivesse na Austrália, mas estamos todos bebendo num bar habitué do Rio.

Por todos os cantos, há sempre detalhes que me fazem lembrar os amigos. Como a menina, outro dia, no City Cat, brincando com um daqueles mobiles que você tem que acertar as cores em todas as faces, lembrei da Sheiloca, na casa do Andre e da Debora, “promovendo o caos” comigo…

Quando ouço Cazuza, cantando Exagerado, lembro do Fernando falando da “Dalila, exagerada, verdadeira”. Aí eu lembro das quintas-ferias da CEF e do óculos azul. Já quase comprei um outro óculos azul aqui…

Outro dia, estávamos lanchando de madrugada, por volta das duas da manhã e uma bêbada estava socando os anúncios em frente ao Myer Shopping. Da série loucos, encostado na parede do Mc Donald’s, um cara falava e ria sozinho. Sem celular, sem nada… Uma colega de trabalho ficou zoando que ele devia ter fugido do Varandas, uma instituição para maluco aqui. Eu disse que eu falava e ria sozinha todo o tempo, lembrei da Little Tá me zoando, que da varanda da casa dela me via descendo a ladeira, gesticulando e falando sozinha…risos….

Quando sento na Queen Street para lanchar, fico bem próxima da Louis Vitton e lembro da minha irmã. Tem umas 3 mãozinhas que ficam rodando, segurando algumas bolsas na vitrine. Mana iria adorar… Lembrei dela também outro dia. Minha amiga venezuelana, Sand, estava fazendo escova na minha amiga mexicana Ara. Eis que ela me mostrou o secador que levou e todos os apetrechos, a cara da minha irmã via jar com todas essas coisas…

É normal aqui ver as pessoas com piercing, sempre lembro de pupila Ju, que, aliás, iria adorar a atmosfera de Brisbane. Quando eu bebo Cascade, lembro da Aninha. Trabalhando que nem louca no Ekka, lembrei de pupila Pam Pam e da gente se esbarrando no Rio Centro, tentando resolver a mess que tinham feito com nosso agendamento da imprensa. Já quase vejo minha irma fissurada no sundae de chocolate daqui, que tem outro nome e vem cheio de calda de chocolate. Paulinho e Marquito iriam adorar as ondas. Quase posso vislumbrar uma conversa animada entre eles e Patrick….

Outro dia sonhei que estava combinando ao telefone com Pati de ir passar o fim de semana em Miguel, como se fosse logo ali… Sonhei que Vi estava viajando comigo para Tasmania e olha que faz tempo que a gente não viaja junta. A cada churrasco, lembro de meu parceiro Mellão. Todo o tempo, detalhes me fazem lembrar cenas e histórias engraçadas do passado, ou coisas que meus queridos amigos certamente iriam adorar por aqui. Ai, queridos, a saudade é muita, mas eu realmente fell in love with Brisbane… Nem posso imaginar minha vida sem o timetable e o City Cat… Mas uma coisa vocês podem ter certeza: vocês estão comigo o tempo todo!!!

Hoje, daqui a pouco, devo ir almoçar ( detalhe: às 3 da tarde…) na casa de duas amigas. Primeiro eu fiquei pensando que aqui todo mundo mora perto… Depois eu ri, pensando na questão do referencial, mora perto de mim, mora perto da universidade, mora perto do coração de Brisbane, mas todos estão morando bem longe dos países de origem. Engraçada a vida, muito divertida…. Tenho de ir, mas fico com a imagem de um cartão postal que eu tinha pregado na parede, no meu ex-trabalho, escrito: “ E que fosse domingo sempre”….

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Olá !!!!!!!!!!

Estarei aí logo logo !!!!!

E, é claro,levarei meu secador de cabelo !!!!!! Meu glitter, esmalte... Enfim: só o básico !

Brisbane ! Me aguarde !!!

Beijos, Mana

1:29 PM  

O q vc me conta?

<< Home