Duas Primaveras

Você já pensou que, enquanto o sol brilha aqui, no outro lado do mundo já é noite? Já viajou e chegou na mesma hora que você saiu? Pois é. Tudo é uma questão de referencial. E de cultura! E quando se "viaja", pode-se mudar tudo; variar de parâmetros, personagens, sem compromissos!!! Eu vivi, feliz, duas primaveras... No Brasil e na Europa... Aqui vão estas e muitas outras. E que seja assim sempre: várias primaveras de mim mesma!!!

15.10.04

Por aí

Rique, em sua passagem pelo Brasil, agora, trouxe muita diversão e muitas outras lembranças de London London.... E esse post vai em sua homenagem, amigo, após espetaculares 3 semanas no Brasil... Rapidamente, retomamos o antigo slogan “I am brazilian, I have no money”.

Fizemos vários amigos em Londres que, sempre muito gentis, pagavam drinks e mais drinks para mim, para Tá e para o resto da galera. E, ao perguntarmos o porquê disso, eles citavam, brincando, o slogan... Se, em Londres, cansamos de utilizar esta frase de efeito, na primavera daqui, em pouco tempo, conhecemos vários “greengoes” e continuamos a brincadeira, entre outras... “Are U Okkkk???? Are U gayyy????” (risos...).

Voltando a Londres, um dia, estávamos em um bar e lemos no cardápio uma “bebida exótica”. Curiosidade brasileira, acabamos perguntando no que consistia a bebida exótica... Sabem o que era? Junto ao álcool, era utilizado melão... Exótico???

Também me lembrei das oficinas nas aulas. Num pretenso programa culinário, o professor insistia que eu apresentasse a receita de feijoada. Calculem, não sei o nome dos ingredientes nem em português... Consegui dissuadi-lo da idéia apresentando a receita de caipirinha (essa eu sabia...risos...). Aliás, o mesmo professor cansou de zombar dos americanos. Falou que os ingleses não tinham paciência com os americanos e citou, inclusive, muitos que chegam a Londres procurando por um circo em Picadilly Circus (juro que ele contou isso...).

Eu e Rique também rimos bastante lembrando dos avisos no underground e eu contei que, ao chegar no Brasil, além de ficar esperando o bilhete do metrô como se estivesse em Londres ( porque em Londres eu tinha passe e aqui era bilhete unitário...), ainda fiquei sorrindo, sozinha, ouvindo os mesmos dizeres, só que em português: “cuidado com seus pertences”, “cuidado com o vão entre o trem e a plataforma”. Coisas que, aqui, incrivelmente, nunca tinha me ligado antes...

Para coroar mais estas outras lembranças trazidas pela presença do Rique no Brazil ( on purpose, using “z”...), lembramos do dia em que conhecemos um “suíço” numa boate. Depois de algum tempo conversando com ele em inglês, descobri que o garoto era filho de brasileira e falava perfeitamente português. É, as recordações, seja de onde for, seja em que país você estiver, elas sempre vêm... Salve, salve, Rique, obrigada pelas lembranças, farras e sorrisos!!! Feliz daquele que tem amigos... A gente se vê por aí!!! E que os "passarinhos continuem cantando"...

4 Comments:

Blogger Leila Silva said...

Dani,

Está super engraçado essa post, valeu, dei boas risadas. Estava precisando. Olhe, tenho viajado muito e nem sempre dá para encontrar o café internet ou o tempo necessário mas não me esqueço de vc, sempre venho na primeira oportunidade. Estive em Parati e me lembrei dos textos que vc enviou de quando esteve lá....Bisous! Leila

10:43 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Dani!!!!!
Adorei a sua lembrança do meu niver... Muito obrigada pelos votos de felicidade.

É sempre ótimo reencontrar os amigos de tantas farras, essa semana, uma amiga de Maceió com quem viajei nos meus 15 anos para os EUA (1990) e depois reencontrei em 1994 numas férias em Maceio... me achou no ORKUT!!..rs
Fiquei muito feliz, pois haviamos perdido o contato.
Bjks

3:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

Nossa, esse papo seu com o "suíço" me lembrou de uma história... Estava eu em Berlim, com um bando de estrangeiros da faculdade, esperando um ônibus pra partir pra um fim de semana em Hamburgo. Daí chega um rapaz e começa a conversar comigo, puxar assunto, enfim... Ficamos um bom tempo papeando até que em determinado momento ele resolve perguntar...
- De onde você é?
- Do Brasil.
- Legal... Onde no Brasil?
- Do Rio. Niterói na verdade, bem perto do Rio, mas estudos e trabalho acontecem no Rio.
- Interessante... (e começa a falar em Português). eu sou carioca também, minha família mora no Jardim Botânico!!! :-0
O mais engraçado, é que daquela galera toda que ninguém se conhecia direito, eu fui a primeira pessoa com quem ele resolveu falar, e ele foi o primeiro com quem eu falei! E éramos os dois únicos brasileiros lá! Mas sabe como é... Ele achou que eu fosse polonesa...hihihi!

Beijos, Jane

10:38 AM  
Anonymous Anonymous said...

É... acho que são poucos os lugares que os americanos são realmente bem-vindos... eu ainda não sei que lugares são esses, mas devem existir...

:D

::Espontânea::

10:25 AM  

O q vc me conta?

<< Home