Duas Primaveras

Você já pensou que, enquanto o sol brilha aqui, no outro lado do mundo já é noite? Já viajou e chegou na mesma hora que você saiu? Pois é. Tudo é uma questão de referencial. E de cultura! E quando se "viaja", pode-se mudar tudo; variar de parâmetros, personagens, sem compromissos!!! Eu vivi, feliz, duas primaveras... No Brasil e na Europa... Aqui vão estas e muitas outras. E que seja assim sempre: várias primaveras de mim mesma!!!

10.9.04

Paris, Paris

A paisagem era realmente linda durante a viagem para Paris. Tinha dormido tarde e acordado cedo, mas lutei o quanto pude pra ficar acordada. A gente parou mil vezes no caminho, entra e sai danado de gente.

Teve uma hora que sentou uma menina do meu lado. Ofereci biscoito e ensaiei uma conversa em francês, pois era a língua dela. A irmãzinha dela estava no banco de trás junto à mãe e passou quase toda a viagem cantando músicas infantis em francês. Eu até gostei, uma maneira de esquecer o inglês e começar a me situar quanto ao francês...

Na imigração, foi um parto... Demorou à beça, mas felizmente o policial era uma gracinha. Lembro do sorriso dele, ao devolver o passaporte, “Brasil”??? Que é uma reação normal das pessoas ao Brasil; estamos na moda!

As coisas estavam complicadas provavelmente por causa das bombas encontradas ao longo da Europa em atos terroristas.

Tinha uma menina muito figura na viagem. Enrolada que só. Eu desci em Paris na maior tranquilidade. Peguei minha mochila e sentei para fumar um cigarro. O tempo estava bom, até calor. E a menina, holandesa, tentando se comunicar em inglês, com aquele sotaque... Eu estava achando graça olhando de longe. Felizmente eu tinha boas noções de francês, pensei eu...

Terminei de fumar o cigarro e fui tentar ajudar a menina. Ela tinha pedido informações sobre o metrô e o cara tinha oferecido carona a ela. Ela perguntou o que eu achava, eu falei que ela deveria saber se queria ir ou não, mas que o metrô era ali perto e, se ela quisesse, eu a ajudaria a pegar o dela. Muito estranho, o cara ainda insistiu pra gente ir com ele... Todo nervosinho...

Comigo, ela falava inglês, e teve uma hora que foi engraçado, o cara insistindo, ela ficou tensa e começou a falar holandês comigo e eu fiquei com a maior cara de idiota... Tipo ãhn... Nessas horas, dá quase uma esquizofrenia lingüística... Rimos e acabamos indo juntas.

Hilário que tem uma porta que abre bruscamente sozinha... Dá o maior susto, até se acostumar é um "parto". Ajudei ela com as 500 mil malas e entramos no metrô. Eu saltei praticamente na estação seguinte, Bagnolet, e ela seguiu. Figuraça...


Euzinha

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Maravilhoso!!!

Fiquei extasiado durante muito tempo lendo teus textos,
cheios de sentimento e com extrema
sensibilidade,...fiquei viajando por cada esquina,
recorrendo as praças e canais,... ate tomei porre nas
noites geladas...risos...essa você não acreditou...mas
risos...
Parabéns pela conquista do velho mundo!!!
Um beijão
Julio

8:27 AM  

O q vc me conta?

<< Home