Duas Primaveras

Você já pensou que, enquanto o sol brilha aqui, no outro lado do mundo já é noite? Já viajou e chegou na mesma hora que você saiu? Pois é. Tudo é uma questão de referencial. E de cultura! E quando se "viaja", pode-se mudar tudo; variar de parâmetros, personagens, sem compromissos!!! Eu vivi, feliz, duas primaveras... No Brasil e na Europa... Aqui vão estas e muitas outras. E que seja assim sempre: várias primaveras de mim mesma!!!

31.8.04

Rumando pro albergue

Depois eu acabei indo pro Vondelpark e eu sou tão lesada que me achei o máximo porque consegui chegar de tram –espécie de bonde deles, aliás, poderia escrever um texto só sobre o meu processo de compreensão da diferença entre train e tram...- sem “errar”.

No terceiro ou quarto dia, descobri que estava saltando longe e andando um bom pedaço quando o tram passava em Leidseplein, quase em frente à entrada da rua do Vondel (tsc...tsc...tsc...). Como sempre, só ri...

A essa altura, eu já tinha o tal do Strippen Kaart, aconselhado em todos os textos lidos sobre Amsterdam, que a Lia me ajudou a comprar numa espécie de banca de jornal, ainda no primeiro dia, informando que se você vai e volta dentro de uma hora, não precisa carimbar o cartão de novo. E com este cartão você anda tranquilo nos trams.

Depois eu acabei comprando também o Amsterdam Pass, apesar de estar lá no tal fim de semana no qual os museus, pelo menos grande maioria, ficam com entrada gratuita. Mas achei que valia a pena comprar porque tinham outras coisas, como passeio de barco, moinho, além de transporte gratuito – GVB- durante o tempo de uso do pass. Existia um outro passe, mas não era válido em termos de preço devido a minha faixa etária.

Planejando minha ida a Paris, acabei conhecendo um dos holandeses mais legais. Em frente à loja D-reizen, ele estava saindo pela primeira vez com o cão dele de moto. Ambos simpáticos e lindos... Aliás, isso é uma mania na Europa. Os animais vão aos restaurantes, estão o tempo todo nos meios de transporte (os homens serem lindos também...risos...).

E não vi animais largados na rua não, os famosos vira-latas... O Benji tinha inclusive uma foto linda na cortiça da casa dele de um cachorro numa bicicleta com o dono. Aliás, e as bicicletas???

É necessário ter muito cuidado para não ser atropelado em Amsterdam, sobretudo em frente a Centraal Station. Tem os trams, os carros e as bicicletas. Por todo lado. Uma imagem que ficou marcada na minha cabeça foi uma passarela, ao lado da Centraal Station, com tantas bicicletas, que chegava a formar uma massa visual, onde você não identificava que era um bando de bicicletas juntas; surreal...

Engraçado que eu tinha mil informações, mas gostava de ficar andando, solta. Logo encontrava lugares e coisas super curiosas que, certamente, nenhum guia ilustra. Enfim, confesso que eu realmente gostava de me perder...

Euzinha

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Gostava de se perder.... sei....
Bjs, Dani

10:11 AM  
Anonymous Anonymous said...

Dani, entrei no blog, tá legal. Vc vai colocar fotos? Assim a gente mata saudades.
Beijocas,
Samir

10:30 AM  
Anonymous Anonymous said...

Visitei tb o blog, muito dez! Acho
q a parte II dos malucos-beleza vai ser o boom do blog.. Mas eu nem achei tanta doidera, como a galera q fez os comentários falou.. Tô me acostumando com vc..

Beijos com sabor de rúcula, tomate e alface...
Kidding! (Acabou meu campo lexical de salada)
Stela.

9:03 AM  

O q vc me conta?

<< Home