Duas Primaveras

Você já pensou que, enquanto o sol brilha aqui, no outro lado do mundo já é noite? Já viajou e chegou na mesma hora que você saiu? Pois é. Tudo é uma questão de referencial. E de cultura! E quando se "viaja", pode-se mudar tudo; variar de parâmetros, personagens, sem compromissos!!! Eu vivi, feliz, duas primaveras... No Brasil e na Europa... Aqui vão estas e muitas outras. E que seja assim sempre: várias primaveras de mim mesma!!!

1.9.04

Muitos lugares

Mas Amsterdam não é só loucura. O que é o museu Anne Frank?!?! Fiquei emocionada lendo e ouvindo as histórias dentro do Museu. Talvez tenha sido a primeira vez que chorei na viagem – embora não tenham sido tantas assim...

Mediante a perseguição da guerra, eles ficaram escondidos na casa e ela, Anne, ficou escrevendo. Adorava escrever e tinha este sonho, de publicar um livro, realizado por meio da publicação dos textos escritos durante a reclusão na casa, que virou o museu que eu visitei.

Legal uma passeada por ali também, em Jordaan, penei pra lembrar este nome agora... Tive que recorrer ao velho e bom mapa de Amsterdam, gasto e amassado, inclusive das chuvas que peguei. E eu sempre me perdia porque os nomes das ruas vêm abreviados e do holandês, ou seja, eu não entendia nada...

Aliás, também vi museus e materiais de diversos lugares: Van Gogh Museum, Amsterdams Historisch Museum, RijksMuseum Amsterdam, Het RembrandtHuis, Foam, entre outros, cheios de quadros, fotos e artigos históricos e artísticos maravilhosos.

Lembro de ter visto miniaturas de casas e mobílias; numa determinada época, era sinal de status você ter a miniatura de sua própria casa, reproduzindo fielmente, não é massa???

Quase me esqueci do Sex Museum. O maior barato, bem no clima! Cada foto e aparelho surreal. Faz um verdadeiro apanhado do sexo ao longo dos tempos, desde da maçã da Eva, super legal.

Os acervos de fotos pessoais expostos também são um caso à parte... Estou rindo aqui lembrando que eu ficava pensando e rindo: “meu Deus, haja esbórnia!”. Lembrava também um livro que li: “colocando os ‘bastidores’ pro ‘palco principal’ ”...

Detalhe que tem um desses, o Foam, creio eu, que foi um verdadeiro "parto" para achar. Andei muito, o número estava super esquisito e ficava meio escondido lá pra dentro, perto de ruas e caminhos lindos, at least... Primavera, primavera...

Euzinha

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi, Dani.

Estou adorando seu blog. Demorei pra postar porque queria ler tudo primeiro... O casal maluco-beleza... hahahahahaha Viagem muito divertida!
bjocas,
Didi

8:42 AM  
Blogger Euzinha said...

Ficam aqui, por escrito, minhas desculpas... Há muuuuitas histórias em Amsterdam que não me lembro direito. Impossível contá-las fragmentadas como estão na minha cabeça...risos...

9:43 AM  
Blogger Leila Silva said...

Dani,

Agora já li tudo....manda mais. Puts, quando penso que outro dia estava lá com o meu irmão, que festa! A língua - neerlandês - é mesmo meio maluca, né? Estou mais ou menos acostumada a adivinhar já que essa é também uma das línguas da Bélgica.
Sim, quando a gente está viajando é importante se perder, vc tem razão.

Beijos

Leila

6:41 PM  
Anonymous Anonymous said...

Acervo de fotos pessoais? Ou seja, fotos das esbórnias publicadas para que todos possam ver??!!

Já pensou???!!!

10:28 AM  
Blogger Euzinha said...

Fotos??? Nem pensar... Há coisas na vida que só a memória deve guardar... às vezes nem a memória...hehehe

1:58 PM  

O q vc me conta?

<< Home