Duas Primaveras

Você já pensou que, enquanto o sol brilha aqui, no outro lado do mundo já é noite? Já viajou e chegou na mesma hora que você saiu? Pois é. Tudo é uma questão de referencial. E de cultura! E quando se "viaja", pode-se mudar tudo; variar de parâmetros, personagens, sem compromissos!!! Eu vivi, feliz, duas primaveras... No Brasil e na Europa... Aqui vão estas e muitas outras. E que seja assim sempre: várias primaveras de mim mesma!!!

16.9.04

Alguns museus

Se você gosta de museus, definitivamente deve ir à Europa. Quando você acha que conheceu o “melhor” (muito complicado mesmo comparar algumas coisas na vida...), então se depara com algo mais curioso, surpreendente, histórico, o que for...

Corvos e flores pra todos os lados nas pracinhas. Conheci o Musée de l’Armée, Hôtel National des Invalides. No primeiro, fiquei meio deprimida com as coisas sobre guerra. Como o ser humano é burro... Gente morrendo à toa – até hoje- por imbecilidades de poder e ganância... Tudo em nome de Deus e liberdade (tsc...tsc...tsc...).

O Museu dos inválidos é show. O Napoleão era tão louco, que todo mundo meio que presta continência pro túmulo dele ao entrar, porque é no subsolo... Vai lá, coitado, dos males o menor. Eu, particularmente, não quero ninguém batendo continência, nem agora, nem depois (estou rindo)... Pra cima, aliás, no teto, que coisa linda; uma pintura divina.

O Musée du Louvre é uma frustração. Não importa quanto você anda, é fácil de se perder lá dentro, e arde sempre a sensação do que você vai deixar de ver... É muito grande!!!

Quando já estavam chamando pra fechar, eu ainda estava que nem louca, isso viria a ser um hábito em London London, quase sendo expulsa dos museus fechando... Mas ainda achei a Monalisa, que é pequenininha... O Louvre ocupa mais do que um quarteirão. E a polêmica daquelas pirâmides? Que, aliás, achei lindas!

Musée d’Orsay? Gente, que lugar maravilhoso. Vimos várias esculturas e pinturas lindas. Inclusive aquela que aparece no filme Advogado do Diabo. Este museu foi feito numa estação abandonada e é muito legal. Tenho foto ao lado de dois Monet... A gente brincou dizendo que era o mais perto que a gente conseguiria chegar... E a sala de festas? Que espetáculo!!!

E Musée Rodin??? A gente ficou lembrando daquela exposição que lotou o MNBA, no Rio de Janeiro, para ver algumas coisas... No Rodin, tem um jardim cheio de esculturas dele ao ar livre. Portal dos infernos, o pensador e muitas outras menos famosas. Fora a área interna: o beijo, o segredo, coisa de louco!!!

Uma hora, quando fui tirar uma foto com a Nat, sentei rápido e tomei uma mãozada (da estátua do Rodin)na cabeça. Galo do Rodin, que chique, ficamos rindo...

E muuuitos museus! Ai, que eu posso fazer??? Vou ter de voltar a Paris para ver tantos outros (risos)...


Euzinha

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Droga, fiquei triste porque não ganhei ontem a megasena acumulada e, portanto, tão cedo não terei esse privilégio de conhecer tantos lugares belos... :( Bjs, Dani

11:14 AM  
Blogger Euzinha said...

Pois é, Xará Dani, esta galera que escolhe mal a profissão, né? risos...
Liga não, vamos para Mauá...risos...
Ah, e continue tentando a megasena...

12:30 PM  

O q vc me conta?

<< Home