Duas Primaveras

Você já pensou que, enquanto o sol brilha aqui, no outro lado do mundo já é noite? Já viajou e chegou na mesma hora que você saiu? Pois é. Tudo é uma questão de referencial. E de cultura! E quando se "viaja", pode-se mudar tudo; variar de parâmetros, personagens, sem compromissos!!! Eu vivi, feliz, duas primaveras... No Brasil e na Europa... Aqui vão estas e muitas outras. E que seja assim sempre: várias primaveras de mim mesma!!!

24.6.06

Shooting Star

Para justificar o titulo, vou contar primeiro a situacao. Eu estava no meio de um acampamento, em Nimbin, um local mais ou menos duas horas e meia de Brisbane. Eu com dois amigos franceses e um africano, com algumas outras pessoas que surgiram, ao redor de uma fogueira acesa. Estava um frio do cacete e a gente num papo muito doido olhando as estrelas.

O ceu estava limpo e claro, parecendo um tapete de luz. Entao eu vi uma estrela cadente, a primeira de muitas. E me lembrei de uma estrela cadente que tambem vi no luau, em Alter do Chao, na viagem para Amazonia, sobre a qual naum escrevi. Meu amigo de entao, ingles, Ten, ensinou esta palavra; Shooting Star.

Voltando para Australia, eu lembro perfeitamente do meu amigo africano contando uma historia dele, na Africa, porque ele esta morando aqui na Australia ha 7 ou 8 anos. Ele contou que um dos momentos mais emocionantes da vida dele foi o dia da libertacao do Nelson Mandela, em 1990. Ele era novinho e estava nos ombros do pai, no meio de uma multidao emocionada. Mandela estava em frente aa multidao, fazendo um discurso, e comecou a cantar a musica Redemption Song. Prestem atencao, que coisa linda, eu fiquei ate arrepiada:

"Old pirates yes they rob I
Sold I to the merchant ships
Minutes after they took I from the
Bottom less pit
But my hand was made strong
By the hand of the almighty
We forward in this generation triumphantly
All I ever had is songs of freedom
Won't you help to sing these songs of freedom
Cause all I ever had redemption songs, redemption songs"

Naquele momento, eu fiquei pensando no quanto sou uma pessoa feliz. Na oportunidade de estar ali, um lugar maravilhoso, numa festa, uma situacao toda diferente. E pensei que eu tive o mesmo momento magico em Alter do Chao. E ai eu pensei que eu tenho varias situacoes magicas com meus amigos no Brasil. Sabe quando voce se lembra o quao privilegiado vc eh? Pois entao.

Mas deixa eu contar como isso tudo comecou. Na sexta-feira, eu estava no maior rolo, na maior confusao. Tinha combinado mil coisas com diferentes amigos e fiquei sem saber como juntar tudo. Ao longo da semana, ja tinha surgido a ideia, entre meus amigos franceses e o africano, de fazermos uma viagem durante o final de semana. Mas ninguem combinou nada.

Confusao por confusao, quando eu vi, eu estava indo para o nosso pub velho de guerra, o Story Bridge, para encontrar o meu amigo frances J e meu amigo africano R. Dando nome aos bois...rs... Aqui, em Brisbane, como no Brasil, a galera se junta para ver jogo. Mas o jogo em questao era de criket, sobre a qual eu nao entendo nada, diga-se de passagem. O jogo estava rolando em Brisbane, no Suncorp Stadium, onde, alias, nosso amigo Jac estava trabalhando.

Pois entao ficamos bebendo no pub pensando na viagem. Ninguem conseguia decidir nada e foi ficando pior, claro... Jac e Julio, meu amigo peruano, chegaram do Suncorp. O jogo tinha acabado. Mais algumas cervejas depois e deu o tal do "horario de recolher". Hora que todo mundo tem de ir para area interna do pub por causa de uma especie de lei de silencio. Um saco.

La dentro, os meninos fizeram amizade com um grupo de australianos. Papo vai, papo vem, o pub ja estava fechando. Nessa altura, ninguem mais lembrava da viagem. E acabamos indo para (Fortitude)Valley, onde rolam super festas em boates.

Tem uma muito famosa, para a qual tinhamos planejado ir. Mas um dos meninos do grupo que tinhamos acabado de conhecer ficou barrado na porta por causa da camisa. Estava usando camisa de uma selecao de Brisbane. Eu me senti em Sao Paulo....

Bom, terminamos indo para uma outra disco, com direito ao cara me pedindo para apresentar carteira de identidade para saber se eu era maior...hehehe

Bom, gente, carimbo de vip na mao, foi so fotofobia e meus caros amigos, Ricard, Bacardi, Stella Artois, XXXX, Hann Light, Murrays, Brock, Tooheys Extra, Cascade e por ai vai...

Eu acho sempre um barato a quantidade de gente me pedindo informacao, logo eu, com essa cara de gringa...rs.... Mas todo lugar que vou eh assim.... Ainda encontrei uma doida no banheiro e conheci dois malucos que estavam apostando na mesa de sinuca...

Viagem, que viagem???? A gente foi para casa sei la que horas. Eu tinha marcado uma visita para um apartamento que queria alugar, 08:30am, no sabado, e so pensava que tinha de colocar o celular para despertar mil vezes... Nao podia esquecer... Para mim, ninguem ia viajar coisa nenhuma. E foi isso. Fui dormir um pouquinho e fui ver o apartamento apatica.