Duas Primaveras

Você já pensou que, enquanto o sol brilha aqui, no outro lado do mundo já é noite? Já viajou e chegou na mesma hora que você saiu? Pois é. Tudo é uma questão de referencial. E de cultura! E quando se "viaja", pode-se mudar tudo; variar de parâmetros, personagens, sem compromissos!!! Eu vivi, feliz, duas primaveras... No Brasil e na Europa... Aqui vão estas e muitas outras. E que seja assim sempre: várias primaveras de mim mesma!!!

1.7.06

Jogos do Brasil

Copa. Aqui nao se ouve falar da Copa nem metade do que se ouve no Brasil. Durante o primeiro jogo, eu ouvi mais sobre isso dentre meus conhecidos do que na televisao e no radio.

A gente planejou assistir ao jogo junto. Chegamos a comprar cervejas e planejar coisas e tal. O jogo era contra a Croacia, cinco da amanha. E que horario ingrato...

Eu fui dormir, mas coloquei o relogio para despertar um pouco antes do jogo. A ideia era levantar e ir para casa dos meus amigos hungaros, bem perto da minha. O maximo que eu consegui, e com muita boa vontade, foi levantar e ir ate a sala...rs...

O frio era um desafio a mais... O pe direito da sala eh alto, entao fica ainda mais frio do que ja esta de fato.... Coloquei um casaco, mas confesso que passei os primeiros minutos mais dormindo que acordada.... E o jogo nao foi tambem tao animador assim... Exceto para os Australianos, que comecaram a se animar, no dia seguinte, com relacao a suposicoes para o jogo contra eles.

Quando o segundo jogo foi se aproximando, como era da Australia, comecei a ouvir falar mais de copa por aqui. Vi entrevistas com treinadores brasileiros e ate ouvi materias sobre o Brasil. Ate sobre capoeira eu ouvi...rs....

O jogo contra a Australia ocorreu num domingo para segunda. Eu sai de um churrasco na minha casa, com varios australianos. Para variar, estavamos bebendo e comendo horrores. Sai em tempo de nao comecar a ensinar samba de novo (mais tarde conto esta historia...rs...). Alias, tinha uma menina la no churrasco muito parecida com minha amiga P, de Pernambuco.

Apos muita confusao, a galera da minha casa se encontrou com a galera da casa dos hungaros e fomos todos de Big Taxi para o Centro. Fomos a um pub que nao lembro o nome, perto do The Victory.

Foi um desbunde e, eh claro, uma alegria vencer dos australianos estando na casa deles. Meu amigo australiano, P, ficou todo tristinho, mas disse que merecemos. A volta deste dia foi surreal. Estava todo mundo "possuido" e ninguem raciocinando para pegar um taxi de volta. Acreditem, mas acabamos nos perdendo...rs.... Isso depois de comer uma "gororoba" pos-jogo...

Lembro que minha professora, que odeia estes jogos, olhou com cara de desprezo e perguntou se o Brasil tinha ganho anyway.... E, podem acreditar, eu cheguei de manha e ainda trabalhei e estudei. Devo confessar, entretanto, que ainda estava tipsy drunk durante a aula...rs.... Ela perguntou quem estava acompanhando os jogos e depois brincou dizendo que todos os outros que nao se manifestaram tinha o respeito dela...rs... Mas ela bem deu para gente a lista dos bares que iriam ficar abertos durante a copa para transmitir os jogos.

O terceiro jogo eu naum vi. Eu estava ainda exausta por causa do outro jogo e porque tinha ido ao The Victory, se eu nao me engano. Para piorar, a televisao australiana nao ia passar o jogo em tempo real, so de manha. Acabei vendo flashes.

Agora o quarto jogo... "Te direi".... Antes do jogo, cheguei arrasada de cansaco e voltei para o centro com o mesmo ticket do City Cat, onde ja encontrei uma legiao de brasileiros. Sem brincadeira...um verdadeiro festival de verde e amarelo. Claro que os australianos naum ficam exatamente felizes com isso por causa do jogo contra eles....

No City Cat, a mulher teve que pedir para gente diminuir o barulho para poder avisar das estacoes...tsc...tsc...tsc....

Fomos a um pub, que eu naum lembro o nome so para variar. O lugar eh muito legal. Enorme, com mesas de sinuca e jogos de dardos. Tinham varios teloes espalhados pelo pub e logo surgiu uma multidao verde e amarela.

Devo confessar que evito brasileiros aqui. Porque se nao vira quase uma mafia... Mas nesse dia foi massa. Deu uma estranha sensacao de familiaridade. Definitivamente nao parecia que eu estava na Australia. Encontrei varias pessoas conhecidas de diversos lugares, inclusive a galera estrangeira da universidade. E matei as saudades de musicas do Lulu Santos, Cazuza e ate Kid Abelha e Seu Jorge...

Uma hora fui cantar "Exagerado" e tentei ajoelhar, quase que fiquei...rs.... Pior era eu tentando traduzir a musica para meus amigos estrangeiros, quase ao mesmo tempo em ingles, frances e espanhol... Podem imaginar a salada, ne?

Quando o jogo comecou, ja estava todo mundo para la de Marraqueshe.... E o primeiro gol foi no comecinho. Emocionante. A galera vibrou e nao tenho palavras para explicar o que foi que eu senti ( e a multidao) quando cada gol aconteceu. Uma estranha vibracao. Um estranho sentimento de nacionalismo que so me "domina" em epoca de copa do mundo.

Devo dizer que "mordi a lingua"... A vida inteira eu reclamei do Galvao Bueno que nao calava a boca durante os jogos, mas eh um saco assistir a jogos com os apaticos locutores daqui, mesmo nos jogos da Australia. Nesse pub, eles colocaram num canal brasileiro daqui. Uma mulher ficava narrando antes do jogo e depois sintonizaram numa radio famosa do Rio. Foi outra coisa ouvir o cara narrando rapidao e fazendo brincadeiras....

Como eu e minha amiga Vivi certa vez dissemos, uma estranha sensacao e forma de comportamento que deveria ser estudada em alguma tese de mestrado ou doutorado....
Eu sai de la com meus amigos franceses e estava acabada, para variar, no dia seguinte. Muito cafe, comida e cigarro para "compensar"... Saudavel, naum???

E, por ironia do destino, nosso proximo jogo sera contra a Franca. Eu contei a voces que meu melhor amigo aqui eh frances, ne? Estamos numa pilha direta. Ele diz que a Franca vai ganhar, 3 X 2, se eu nao me engano. Eu disse que vai ser a oportunidade da revanche. We will see...

So para finalizar, ontem, voltando do pub ( assistimos ao jogo Argentina x Alemanha), o taxi nao quis nos cobrar, disse que era para eu apostar no Brasil, que ele ia ganhar...rs....

PS Nunca eh demais lembrar que estou sem acentos aqui, por isso o texto esta ficando cada vez mais informal e estranho!!!

1 Comments:

Blogger Marco Aurélio said...

Futebol se ganha no campo no final da partida e não com falatório antes dos jogos. Onde está o favoritismo? Quem acompanhou as eliminatórias sabe que este time era fraco mesmo. Com esta onda de que o importante é ganhar que o gavião bueno insistia em propagar só podia dar nisso mesmo. Ia ganhando empurrado de qualquer jeito e tudo bem. Voltaram para casa num voo da Varig!

Um abraço

Marco Aurélio

8:47 AM  

O q vc me conta?

<< Home