Duas Primaveras

Você já pensou que, enquanto o sol brilha aqui, no outro lado do mundo já é noite? Já viajou e chegou na mesma hora que você saiu? Pois é. Tudo é uma questão de referencial. E de cultura! E quando se "viaja", pode-se mudar tudo; variar de parâmetros, personagens, sem compromissos!!! Eu vivi, feliz, duas primaveras... No Brasil e na Europa... Aqui vão estas e muitas outras. E que seja assim sempre: várias primaveras de mim mesma!!!

27.8.04

O avião

É, tem que se dar mesmo ênfase à palavra avião. Mesmo que se esteja acostumado a viajar de avião, é uma coisa estranha, não? Imagina então viagens longas. Ficar horas com pessoas totalmente desconhecidas. Dependendo do avião, bem mais próximas do que você gostaria. Literalmente... É aquela sensação do elevador, só que prolongada... Já pensou nisso? O seu espaço “invadido”...

Parece uma eternidade. Mas não precisa ser assim. Lembro de um japonês ao meu lado. Na decolagem, ele começou a rezar e, francamente, pelo menos para mim, não há nada que crie mais tensão. Você reza quando coloca a chave na ignição? Então, sei lá, parece que sabe que vai acontecer alguma coisa...

Enfim. Subimos. O aeromoço, ou sabe lá como devo chamar, veio me acordar, quando eu estava no maior sono, pedindo para eu desligar a luz. “Que luz, que luz?”... Ele chegou a perguntar se eu estava passando bem, pois não consigo nem falar português quando acordo... E a luz que estava acesa nem era a minha; acho que ele também estava meio dormindo...

Banheiro de avião é mesmo lugar pra se conhecer gente. Cansada de ficar sentada, fiquei ali conversando, comendo um biscoitinho ruim para caramba. E não há como fugir, mesmo com todos os apetrechos, o tédio começa a surgir.

Conversei com meu companheiro de cadeira japonês. Ah, claro, ele falava português também. Trabalhava com mel e me deu uma amostra que viria a ser uma salvação. Só eu também para ficar carregando um mel até Londres...

Tinha uma senhora alemã. E que falava português também. Agora, imagina, eu, cansada, entendiada, conversando com um japonês e uma alemã falando português. Muita vontade de confraternizar, né?

Tem gente que gosta de arrumar confusão em todo lugar. Tinha um casal brigando por um lugar que, teoricamente, estava vago. É meu, é seu... Inacreditável. Ah, sim, ela, francesa; ele, alemão. Como se entendiam? Brigavam na língua mundial: inglês.

Já não me lembro mais onde, nem para onde, tive que preencher formulário ou não, só sei que ficava apavorada ao lembrar do meu amigo falando da imigração...

Depois de tudo, enfim aterrissei em Amsterdam. Ufa...

Euzinha

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

1:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

1:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

Salut! Muito bem, bem-vinda a comunidade bloguera né! Tou vendo q vc tá soltando o verbo! É bacana!
Então, nos vemos pelas estações... não só na primavera.
Srta. Elis

2:21 PM  
Blogger Leila Silva said...

Dani,

Muito engraçado e muito nem lembrando, sim, as muitas horas num avião podem dar origem a muitos e muitos textos. Uma amiga escreveu sobre uma festa imaginária com os diferentes ´companheiros de avião´....imagina. Alguém rezando é mesmo f.....pelamordedeus!
Continue, conte-nos mais estórias!Estão excelentes.
Beijos
Leila

3:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

Adoro viajar de avião!

Agora, confesso que não gostei muito da minha volta pro Brasil. Eu vim via Africa do Sul, ou seja: só peguei dia a viagem inteira!! E por mais que fechasse a janelinha e colocasse aquela venda nos olhos, o corpo não descansou...

E pra piorar tinha um time inteiro de rugby da Austrália indo jogar acho que na Africa do Sul. E estavam todos bebendo todas as mini-garrafinhas de bebidas existentes no avião.

Ah! E pra fugir do tédio: livro, palavra-cruzada ou viajar acompanhada... hehehe

11:22 AM  

O q vc me conta?

<< Home