Duas Primaveras

Você já pensou que, enquanto o sol brilha aqui, no outro lado do mundo já é noite? Já viajou e chegou na mesma hora que você saiu? Pois é. Tudo é uma questão de referencial. E de cultura! E quando se "viaja", pode-se mudar tudo; variar de parâmetros, personagens, sem compromissos!!! Eu vivi, feliz, duas primaveras... No Brasil e na Europa... Aqui vão estas e muitas outras. E que seja assim sempre: várias primaveras de mim mesma!!!

31.5.06

Botanic Gardens

Botanic Gardens fica no centro de Brisbane, coracao de Brisbane, como se fala muito por aqui. Eh um parque bem grande e tem muita coisa la dentro, como anfiteatro, salao de festas. Bem ao lado, tambem se pode ver a Casa do Parlamento e as acomodacoes de uma universidade (Queensland University of Technology).

O parque eh lindo, todo arborizado, claro. Com trilhas e muita gente correndo e andando de bicicleta. Umas arvores maravilhosas, grandes, cheias de raizes.

Tambem se pode ir num deck, numa especie de mangue, onde da para ver, mais uma vez, a vista do Rio Brisbane.

Mas sabe o que eh muito curioso? A quantidade de gente tirando foto. Foto de casamento, foto de festa de quinze anos. Alias, ja vi isso isso na Story Bridge tambem. Mas muuuuito mesmo. E o tal salao de festas eh alugado para recem-casados, entao voce acaba vendo um monte de gente de terno, mulheres com vestidos de festa. Eh engracado.

Por todo lado voce ve familias e criancas. Jogando, fazendo piquenique. Eu me lembrei de Londres e da Argentina, claro. Vale passar uma tarde la, observando os passaros. Ou entao, descansar um pouco depois de rodar o centro de Brisbane para conhecer os pontos historicos.

26.5.06

Festas do Jac

Isso se tornou um verdadeiro habito. As festas na casa do Jac nao se resumem a um dia pre-determinado. As vezes, a gente fica bebendo la, "aquecendo" com "aperitivos" antes da "night". Outras vezes, a gente volta da night para casa do Jac, todo mundo. Uma farra.

La, invariavelmente a gente fala de todos os assuntos possiveis, desde celulas
tronco - acreditem - ate sobre historias de nossas noitadas. Infelizmente, o Jac tem o habito de ficar tirando foto a noite inteira e da, inclusive, para fazer um estudo de caso. Fotos no inicio da noite, fotos ao longo da festa e a cara no final... Terribilis...

A varanda dele tem uma vista maravilhosa do Rio Brisbane, que eu nao me canso de olhar.

Ja nos divertimos na internet juntos, vendo fotos de viagem, nossas, em conjunto e individualmente. Ele adorou minhas fotos na Amazonia. Jac eh um grande amigo, estou bem rodeada. Amigos do Brasil, nao se preocupem!

Alias, esta historia de morar fora eh sempre interessante. Meu amigo frances fez um jantar para mim. Uma coisa de louco. Tipo restaurante frances mesmo, com entrada, prato principal, sobremesa e bebidas de todo tipo. Eu nem falo para voces que delicia que estava! Ele ainda se preocupou em fazer salmao, porque lembrou que eu nao como carne vermelha!

Num outro dia, minha amiga mexicana fez taco para mim. Uma coisa de louco tambem. Quem me conhece, sabe que adoro comida mexicana. Imagina entao preparada por alguem que entende do assunto?! O australiano com quem ela morava ficou elogiando tambem. Ai, ai... Da serie se eu quero saber de outra vida...

Bom falar no meu querido amigo Jac que, coincidentemente, esta indo passar 3 semanas na Venezuela. Conheceu uma menina pela internet e esta indo la conhece-la. Segundo ele, em 3 semanas estara de volta em Brisbane... Vamos ver...rs... Eu disse a ele que, se ele for morar la, vai ser mais uma desculpa para me visitar se eu voltar ao Brasil..rs...

23.5.06

Saindo do forno...esquentada...

Eu naum deveria ficar escrevendo comentarios... Estou cheia de coisa para contar, sobre o que ando fazendo, mas naum resisti a vir aqui primeiro falar sobre a televisao daqui. Eh algo impressionante! O que mais se ve eh anuncio com cachorro e gato. Algo que se tornou, inicialmente, um misterio para mim, ja que quase nao se ve cachorro, ou gato, na rua.

Muitos comerciais naum tem nada a ver com nada...nao faz o menor sentido! Tem um comercial que passa, mostrando varias cenas de cachorros fofos, fala da utilidade dos animais, para nosso desenvolvimento afetivo, cao do tipo guia e, no final, o comercial eh de papel higienico...

Tem um outro em que aparecem varios animais, um devorando o outro, numa especie de cadeia alimentar; jacare, dingo, cobra... Enfim, depois que o jacare aparece, surge um Toyota na tela cruzando o rio. Ai, salta um cara do carro com um sapato de couro... Gente, juro, eh a coisa mais weird do mundo... Ah,sim, o comercial eh do carro Toyota...

Agora o que me motivou a escrever foi o telejornal. Eh algo inacreditavel. Faz semanas que eles estao fazendo reportagens especiais sobre o acidente na Tasmania no Anzac Day. Eu ja vi as mesmas entrevistas mil vezes. As mesmas cenas... E o pior eh que eles colocam como aquela musiquinha de jornal, sabe? Que no Brasil parece que algo importante aconteceu, tipo uma bomba, um assassinato, algo assim... Mas ai aparecem as mesmas coisas. Nao ha informacao nova?! E ficam apelando para o sentimental, materia sobre "os herois da Tasmania". Tudo bem, o fato dos caras terem ficado alguns dias soterrados e serem encontrados vivos eh super legal, mas nao para ouvir a mesma coisa um mes...

So para dar mais um exemplo: fiquei ouvindo duas semanas no telejornal daqui sobre um cara que tinha perdido o passarinho de estimacao. Mas, olha, meu Deus, o bicho foi encontrado...E ficaram mais algumas semanas fazendo, inclusive, entrevista com o dono; como ele se sentia etc. So uma coisa a comentar: " Te direi!".

PS O misterio foi resolvido porque descobri que aqui, alem de pagar uma taxa para ter animal de estimacao - taxa salgada, diga-se de passagem -, voce tem restricoes de local e horario para passear com eles. Por isso, embora os australianos sejam apaixonados por animais, principalmente caes e gatos, voce naum os ve na rua.

20.5.06

Churrasco em Brisbane?

Acredite se quiser, mas isso eh muito comum. A galera se reune e faz churrasco em algum parque, porque existem varios por aqui.

Nesse dia, como um telefone sem fio, meu amigo frances me chamou para um churrasco no Mowbray Park. Coitado, eu estava totalmente no slow motion e o deixei esperando no sagao do alojamento por mim. Quando cheguei, estavam ele, mais dois amigos franceses e o africano.

Fomos ao supermercado ( leia-se no IGA, nosso supermercado preferido, porque eh o mais perto) para comprar alguma coisa para levar. Pareciamos crianca, cada um queria uma coisa diferente: uva, pao, queijos, biscoitos etc. Logo virou um farnel. Dava para fazer a nossa propria festa.

Eu ja disse que nao se pode vender bebida alcoolica em supermercados? Bom, entao fomos para uma loja so de bebidas e, acreditem, ficamos esperando ela abrir... Os meninos adoram conhaque. Entao, compramos conhaque e cerveja, porque ja tinhamos vinho.

Fomos para o Parque para encontrar o pessoal e cade que encontramos??? Foi providencial o farnel!!! Ficamos sentados num banquinho. Bem proximo, tem umas placas onde voce coloca a carne para assar. Passei o dia ouvindo musica no MP3 com amplificador do meu amigo. Bebendo esta variedade etilica. E comendo todo este farnel.

Bem em frente ao Rio Brisbane, numa paisagem idilica. Com um solzinho gostoso, bom para deitar no gramado... Ai, ai, ai... Voce quer saber se eu quero outra vida???? Nao, nao, nao....risos.....

Mas depois desse ja ocorreram muitos outros. Eh o passatempo preferido do pessoal da universidade e, como eu disse, eh um habito da galera em Brisbane. Bom que voce sempre ve um monte de passaros, com aqueles sons diferentes. E, volta e meia, ainda ve alguns gambas. Da para sentar no deck e ficar bebendo, olhando para o rio e para vista da cidade. Da para sentar e ler um livro. Caminhar, andar de bicicleta, fazer exercicio... Paz e diversao garantida!

17.5.06

O primeiro pub a gente nunca esquece...

Sem querer, perdemos a hora. Ainda antes das nove da noite, fomos andando ate o ponto. Os onibus so param em determinados pontos e eh claro que ninguem tinha sequer olhado o timetable (onde voce pode ver os horarios dos meios de transporte). Saimos andando e, no ponto, encontramos uma francesa. Ela avisou que o ultimo onibus ja havia passado. Pode isso?

Bom, ja tinhamos ido nessa direcao, voltar para pegar o City Cat seria "prejuizo". Como esse pub era perto, resolvemos ir andando. Aquela caminhada linda pela ponte. E rindo, claro. Falando besteira. Lembrei do Fabito no Mexico, porque eramos eu, uma mexicana e um frances. Imaginei ele comentando essa situacao tambem...risos...

Chegamos ao pub e inventamos a brincadeira de beber uma cerveja diferente por vez. Enfim... Podem imaginar, ne?

No final da noite, ja estavamos amigos de um africano muito gente boa, que, alias, descobrimos, era nosso vizinho (na epoca, agora ja mudei de apartamento). E mais alguns australianos loucos que conhecemos. Uma, inclusive, iria ao Brasil agora no final de maio. Outra estava fazendo aniversario.

E foi engracado porque os pubs tambem fecham cedo por aqui, como em Londres, claro.
Por curiosidade, para quem naum sabe, a Australia foi colonia da Inglaterra. Tem inclusive o desenho da rainha em algumas moedas. Eles ate comemoram o dia da rainha aqui.... Voltando ao pub, deu para experimentar varias cervejas....risos.....

Lembro de um dia em especial, no qual foi pior do que em Londres, porque havia um feriado oficial e historico no dia seguinte, Anzac Day*. Por isso, nada de alcool depois da meia-noite. Nesse outro dia, quase nos colocaram para fora...

Nesse pub, ja ate ficamos amigos do barman. La tambem ja conhecemos pessoas de outros lugares, como a Nova Zelandia, e ate paises da america. Tem um hotel ali pertinho, entao eh bastante comum encontrar pessoas de lugares diferentes. As vezes os meninos gostam de ir assistir a jogos la. Dependendo da hora dos jogos, pode vir a ser uma alternativa durante a Copa...


*Anzac day eh um feriado, em 25 de abril. Uma especie de homenagem a perdas humanas na guerra e a todos que "servem" para o pais. A data em si vem de uma grande batalha, na primeira grande guerra mundial, se eu nao me engano foi o que um australiano me contou. Eh comemorado na Australia e na Nova Zelandia tambem.

14.5.06

Caminhando contra o vento...


Claro que um dia eu decidi fazer a tal caminhada de Kangaroo Point ate o Centro. Todo mundo tinha dito que era longe, que era uma eternidade, mas eu achei que seria uma boa ideia para eu me situar. Quando eu andasse de onibus, teria mais nocao do caminho.

Tambem tinham me dito que era so ir em linha reta. Nao eh bem isso, mas tambem nao tem muito erro. Voce tem que chegar ate a ponte, a famosa Story Bridge; depois que atravessa, ja esta bem perto, mas dai nao eh mais tao reto.

Foi bom mesmo para olhar os predios e as casinhas que tem. Um de cada lado. O maior contraste. E a vista la de cima, da ponte, eh qualquer coisa de linda. Eu tive a oportunidade de ver o sol se pondo. Uma coisa. Tirei ate foto com o celular, mas depois ja passei la de novo e ai esta a outra foto. Lindo, nao?

Ah, claro, o porque do titulo? Porque tem um vento gostoso batendo no rosto ao cruzar a ponte. E tambem eh muito legal olhar para baixo e ver o Rio. Eu, que tenho horror a altura, ficava me testando. Olhando para baixo e pulando...rs...

8.5.06

South Bank

Este eh um lugar muuuito bonito. Tambem aa beira do Rio Brisbane. As pessoas costumam ir la durante os feriados e fins de semana.

Tem meio que um "piscinao de Ramos", onde as pessoas tomam banho. Ali tambem tem varios pubs e restaurantes, alguns tambem aa beira do Rio, como o caminho do Tamisa, em Londres. Ah, claro, por ali tambem tem uma serie de museus, inclusive museu de ciencia.

Aos domingos tem feirinha, que, como minha amiga disse, eh meio que uma feirinha de Ipanema. Domingo tambem tem feirinha no Riverside, que alias eh ate mais barata. E voce encontra de tudo. Eh possivel fazer um piercing, comprar roupa, incenso, cinto, objetos de decoracao, utensilios domesticos etc.

Uma boa dica eh passar o dia como nos passamos. Se quiser, toma banho. Se nao, pode ficar deitado no gramado, conversando, lendo. Pode tambem sentar e beber num dos restaurantes. Nem eh tao caro assim, tomei um susto ao ver que a cerveja era so 2 dolares australianos.

Tem as lanchonetes tambem, onde voce pode comer as batatas apimentadas australianas, tomar os sorvetes, ou arriscar alguma comida de influencia de outro pais.

Se ainda tiver pique, no final do dia, pode encarar um cineminha, tambem em South Bank. Se eu nao me engano, sexta-feira tem aulas de danca ao ar livre e a galera adora participar!!!

Enfim, eh so descobrir o que quer fazer!!!

5.5.06

City cat

Logo descobri as maneiras de ir do meu alojamento para Downtown. Pode-se ir a pe e isso demora um seculo... Pode-se ir de bus, ferry, mas o melhor mesmo eh o City Cat. Uma especie de Catamara que vai deslizando pelo Rio Brisbane.

Digo deslizando porque a paisagem eh linda, suave. Bonitos predios. Num piscar de olhos, ja se chega ao Centro. Melhor ainda, a famosa estacao de Riverside. O Centro famoso e lindo de Brisbane. E eh tao rapido que, se bobear e for distraido como eu, facilmente ira errar a estacao de saida. E fique atento, porque, como em London e Paris, os tickets sao por zona. Tomar uma multa de graca nao eh a melhor recordacao para um turista...

O Centro, ja numa primeira visao, apresenta-se gigantesco. Predios e mais predios. Bancos e diversas lojas. As ruas centrais, como ja me mostraram de cara, tem nome da realeza: reis, rainhas... Achei uma besteira, mas da mesmo para se guiar sabendo que as paralelas sao de reis e as suas transversais de rainhas... Sabe la quem teve ideia disso... Anyway...

Paraiso do consumo. Tudo em precos acessiveis. Mas, claro, pessoas de um lado para o outro. E, sim, pessoas atravessando a rua no lugar errado. Serao turistas sempre???

E tem uma coisa legal: voce aperta o botao para atravessar a rua, como em alguns lugares no Brasil, mas quando o sinal abre, faz um barulhinho engracado.

Se tudo na vida fosse assim, ne? Um barulhinho engracado para mudar de profissao. De emprego. De namorado. Um barulhinho bom para esquecer um amor desprezado. Se tudo fosse assim... Um barulhinho bom...

Engracado que o barulhinho que lembrei foi dos corvos, que aqui existem por todo lado. Inicialmente fiquei meio assustada, porque eles sao meio, por assim dizer, estranhos. E fazem um barulhinho tambem...

Bom, o barulhinho agora eh simbolico. Hora de voltar aa seriedade.

Besos

1.5.06

Eh isso ai...

Pois eh. Ca estou eu, no outro lado do mundo ( de quem, eh uma grande questao de referencial...), enrolada o dia inteiro. So mudei de pais. Assim eh a vida. Mas nao eh, nem por um segundo, uma reclamacao. Eh um derramar de cultura. Afinal... Everybody needs a place to think....

Cara, estou o ser mais normal do mundo. Posso contar para voces minhas idas ao supermercado... Sei dizer onde eh mais barato, que os pacotes de doritos sao gigantes, que as tomadas sao de 3 pinos. Tambem posso dizer que ainda nao sei diferenciar as "plantas" nas saladas, mas elas vem prontas aqui... E, quer saber, outro dia me vi com vontade louca de comer uma Ceasar Salad! Pode?! Devia ser o tal do jet lag ( misturado a uma TPM, coisa de louco mesmo...).

Sei dizer da medida para lavar a roupa. Que o meu nariz ainda descasca, mesmo com hidratante. Que meu rosto fica vermelhinho. Que o sol engana aqui, mas o frio ja esta trazendo um alivio para o calor, ate demais, diga-se de passagem...

Reencontrar meus amigos tambem foi super legal. Com D, foi meio ao acaso. Estava no restaurante, ia ate o meu quarto buscar um casaco. Encontrei, ainda no caminho. Dois brasileiros juntos, todo mundo parou para olhar o "escandalo"...rs...

Como na minha vida so da maluco, minha vizinha de alojamento eh doida de pedra. D morreu de rir quando eu contei que quase tive uma "sincope" estes dias... O lixo largado na porta. Quando entrei, so vi uma barata. A sujeira juntou ao fato do entra e sai de gente no meu quarto, sem pedir, sem bater, de vir fumando para perto de mim - e tenho resistido bravamente, verdade que o preco do cigarro aqui ajuda.... - entre outras coisas. Ah, sim, claro, tem a mania dela cantar de madrugada, na lingua dela - eh coreana -, coisa complicada para quem anda com o sono louquissimo. Dai que tive que pedir gentilmente para ela tomar cuidado, ao menos, com a limpeza, senao iriamos comecar a viver entre baratas...

Acordo toda hora. Ando com um sono animal, que nao costumo ter. Fome entao, nem se fala. Vem nos horarios mais loucos possiveis. Acreditem, mas estou tomando cafe da manha, coisa que sempre odiei...

O sabor das coisas acaba sendo uma mistura da comida australiana com os temperos asiaticos. E, por todo o alojamento, eu sinto o cheiro de comida, tanto de manha, como quando chego de noitinha. O lugar eh legal, apesar de tudo. Mas comeco a procurar apartamento. Se possivel, viro ermita...rs...

Essa aqui, nao sei quem eh, sei que, se ja era muitas, estou quase um prisma agora...rs...